Linha 9015/10 Vila Zatt – Term. Pirituba terá trajeto modificado a partir deste sábado, dia 24

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A SPTrans informa que a partir deste sábado, dia 24, a linha de ônibus 9015/10 Vila Zatt – Term. Pirituba terá seu trajeto modificado na região da Vila Pirituba, na Zona Norte. A alteração vai possibilitar melhor atendimento aos moradores da região.

Confira abaixo o novo trajeto que será realizado pela linha:

9015/10 Vila Zatt – Term. Pirituba

Ida: normal até a R. Bertópolis, Av. Fuad Lutfalla, Pça. Monsenhor Escrivá, R. Adele Zarzur, R. Dom Manuel D’Elboux, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

Número de viagens diárias de bilhete único cai pela metade em SP

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Em abril, o valor do bilhete foi reajustado. Com mudanças, SPTrans arrecadou 30% menos entre março e maio.

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O número de viagens diárias permitidas no bilhete único mensal caiu pela metade. Antes os passageiros podiam fazer 20 viagens por dia, mas desde maio o limite máximo passou a ser de 10 viagens. Além disso, em abril, o valor do bilhete foi reajustado de R$ 140 para R$ 190, nas viagens exclusivas de ônibus, e de R$ 230 para R$ 300, para quem usa ônibus, Metrô e CPTM.

A SPTrans informou que a redução gradual do limite de uso do bilhete começou há um ano e só em maio chegou ao limite de dez viagens. “A mudança ocorreu como medida de prevenção e combate às fraudes praticadas contra o Bilhete Único”, afirmou a SPTrans em nota.

Entre março, antes das mudanças, e maio, depois que o valor das passagens subiu e o número de viagens ficou limitado a 10, a SPTrans arrecadou 30% menos com o bilhete único mensal. O que significa que ele ficou mais caro e menos atrativo. Segundo a SPTrans, a redução do limite de utilização da cota mensal do bilhete único foi para a prevenção e combate às fraudes e que o limite foi calculado com base na média de utilização diária dos passageiros.

Mas os passageiros que são trabalhadores autônomos, que precisam visitar clientes em diversos lugares da cidade, reclamam da decisão.

Cintia Oliveira é depiladora e para ir ao salão de beleza em que trabalha ela precisa de seis conduções por dia. Mas para aumentar o orçamento, ela vendia produtos de beleza e teve que parar com este trabalho extra, porque teria pagar a passagem para fazer as entregas.

Fonte: Globo.com

Licitação: Prefeitura de SP comunica datas para audiência pública

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A Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial da Cidade no dia de hoje, 8 de junho de 2017, os locais e datas para as audiências públicas referentes à licitação para Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros.

Nas audiências públicas serão apresentadas as propostas de realização da licitação.

Datas e locais das audiências públicas nas áreas de atuação da Norte Buss:

  • Prefeitura Regional do Jaçanã / Tremembé
  • Av Luis Stamatis, 300
  • 27/06/2017 das 18h30 às 20h
  • Prefeitura Regional da Vila Maria / Vila Guilherme
  • Rua General Mendes, 111
  • 27/06/2017 das 18h30 às 20h
  • Prefeitura Regional de Santana / Tucuruvi
  • Av Tucuruvi, 808
  • 27/06/2017 das 18h30 às 20h
  • Prefeitura Regional da Lapa
  • Rua Guaicurus, 1000
  • 26/06/2017 das 18h30 às 20h
  • Prefeitura Regional da Casa Verde
  • Av Ordem e Progresso, 1001
  • 27/06/2017 das 18h30 às 20h
  • Prefeitura Regional de Perus
  • Rua Ylidio Figueiredo, 349
  • 27/06/2017 das 18h30 às 20h
  • Prefeitura Regional da Freguesia do Ó
  • Av João Marcelino Branco, 95
  • 27/06/2017 das 18h30 às 20h
  • Prefeitura Regional de Pirituba / Jaraguá
  • Rua Luis Carneiro, 193
  • 27/06/2017 das 18h30 às 20h

Para saber os demais locais e ler o comunicado na íntegra, faça o download da publicação do Diário Oficial:

 

Doria diz que duração do contrato com empresas de ônibus será reduzida de 20 para 10 anos

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Prefeito de SP afirmou que período menor possibilitará renovação e modernização da frota em circulação.

O prefeito João Doria (PSDB) afirmou na tarde desta sexta-feira (2) que a nova licitação das empresas de ônibus terá o tempo de concessão reduzido de 20 para 10 anos. O edital começou a ser discutido nesta quinta-feira (1º) em audiência pública.

A nova licitação vai substituir o atual contrato, que vem sendo renovado anualmente de forma emergencial. Segundo Doria, o novo edital será lançado até o fim deste ano.

O prefeito informou que a redução do prazo do contrato com as empresas de ônibus contribuirá para a atualização da frota e permitirá eventuais mudanças em gestões futuras.

“Já há uma decisão emanada pelo prefeito para o secretário [de transporte] de que essa licitação não deverá ultrapassar 10 anos. Não irá ocorrer para 20 anos. Não faz sentido licitação dessa envergadura ter um comprometimento de 20 anos”, afirmou Doria após participar de um evento da entrega da revitalização das fontes do Mirante Nove de Julho, na Bela Vista, região Central de São Paulo.

“Não é por mal, nem por desconfiança de ninguém, nem dos nossos sucessores, nem dos sistema, é que em 10 anos a evolução será tão grande que nós já vamos ter outros tipos de transporte, outros tipos de ônibus, outras tecnologias”, ressaltou o prefeito.

Para Doria, a mudança no prazo “confere um direito mais próximo para os futuros gestores. É muito ruim quando um prefeito ou prefeita eleito pega um processo onde não tem a menor possibilidade de realizar nenhuma avaliação. Então, de 20 anos, ela será reduzida para 10 anos”, conclui.

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (1) em audiência pública que vai mudar a forma de remuneração das empresas de ônibus, hoje baseada no número de passageiros transportados.

A nova licitação também exigirá que novos veículos que passem a operar na cidade substituindo ônibus antigos tenham ar-condicionado, Wi-Fi, carregador de celular e botão do pânico. A gestão João Doria também quer criar metas de redução de poluentes.

Regras

O sistema será dividido em três partes: o distribuidor (dentro dos bairros), o de articulação e o estrutural (para grandes distâncias). Segundo o secretário Sérgio Avelleda, o objetivo é favorecer a capilaridade, com uma “melhor oferta de viagens e uma melhor eficiência, com diminuição de sobreposição de linhas”.

Outra novidade anunciada foi a intenção de criar metas de redução de emissão de poluentes ao longo do período de concessão, incluindo dióxido de carbono e material particulado.

Fonte: Globo.com

Licitação: Novo serviço de ônibus de SP terá carregador de celular, botão do pânico e remuneração por qualidade

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Esses foram alguns dos pontos da nova licitação anunciados nesta quinta; movimentos criticaram impossibilidade de participar de audiência.

A Prefeitura de São Paulo vai mudar a forma de remuneração das empresas de ônibus, hoje baseada no número de passageiros transportados, e exigirá que novos veículos que passem a operar na cidade substituindo ônibus antigos tenham ar-condicionado, Wi-Fi, carregador de celular e botão do pânico. Além disso, a gestão João Doria quer criar metas de redução de poluentes.

As mudanças pretendidas fazer parte da licitação que será retomada neste mês de junho. Alguns pontos foram apresentados nesta quinta-feira (1) em audiência pública realizada no Instituto de Engenharia. Centenas de pessoas participaram do evento, e movimentos criticaram a falta de detalhamento das regras do edital que irá a consulta pública nos próximos dias.

A nova contratação vai substituir o atual contrato, firmado em 2013 e que vem sendo renovado anualmente.

Segundo o presidente da SPTrans, José Carlos Martinelli, a nova remuneração será com base nos custos do sistema, como por exemplo, o gasto das empresas com combustível. Fora isso, o lucro das empresas vai depender de fatores de qualidade. Serão considerados, por exemplo, o registro de acidentes envolvendo ônibus da empresa, o cumprimento das viagens e a satisfação do usuário – ainda não está claro como isso será medido.

A fórmula atual (por passageiro transportado) foi considerada um avanço em 2003, mas acabou onerando o sistema, segundo Martinelli. O presidente da entidade SPUrbanuss, entidade que reúne as concessionárias de ônibus, Francisco Christovam, diz que a atual fórmula gerou uma disputa por passageiros e sobreposição de linhas, especialmente na área central, onde os diferentes consórcios responsáveis por coletar os passageiros nos bairros se encontram.

Regras

O sistema será dividido em três partes: o distribuidor (dentro dos bairros), o de articulação e o estrutural (para grandes distâncias). Segundo o secretário Sérgio Avelleda, o objetivo é favorecer a capilaridade, com uma “melhor oferta de viagens e uma melhor eficiência, com diminuição de sobreposição de linhas”.

Não ficou claro se será mantido o prazo de 20 anos previsto em lei e que foi considerado também no edital feito pela gestão Fernando Haddad (PT), que acabou não avançando. Avelleda disse que há a possibilidade de negociar com a Câmara de São Paulo para a alterção desse prazo dependendo do modelo econômico a ser adotado na contratação.

Outra novidade anunciada foi a intenção de criar metas de redução de emissão de poluentes ao longo do período de concessão, incluindo dióxido de carbono e material particulado.

‘Estará no edital’

Tanto a forma de remuneração como as regras ambientais foram apresentadas apenas em formas de diretrizes gerais nesta quinta. A divulgação das ideias em Power Point foi criticada por entidades e movimentos sociais que participaram do evento. Mais da metade das 77 perguntas feitas ao corpo técnico da Secretaria de Transportes tiveram como resposta a alegação de que a informação “estará no edital”.

Segundo o pesquisador do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Rafael Calábria, sem um detalhamento maior das diretrizes do edital e sem as respostas às perguntas do público, a possibilidade de participação ficou limitada.

Para Alexandre Moreira, do Cidade a Pé, a audiência serviu apenas para a Prefeitura “cumprir tabela”, já que a realização da audiência é obrigatória por lei nessa situação. Ele afirma que principalmente quem usa ônibus e quem anda a pé não ficou sabendo como as mudanças vão afetar sua vida. “Deveriam ter sido discutidos os objetivos da mobilidade da cidade como um todo”, afirma.

O secretário Sérgio Avelleda afirmou que a participação foi garantida com perguntas no local e na transmissão via internet. Disse ainda que a população poderá participar ainda na fase de consulta pública, quando o edital será detalhado.

Fonte: Globo.com

Plano de “privatização” do Bilhete Único avança em São Paulo

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Termo, publicado no Diário Oficial, prevê a formação de um grupo de trabalho que terá como parceiros o Metrô, a CPTM e a SPTrans

São Paulo – São Paulo já sinaliza a investidores de forma mais concreta que pretende “privatizar” o Bilhete Único. Na última quarta-feira, 24, a Prefeitura e o governo do Estado oficializaram uma parceria para elaborar o projeto de concessão do sistema de bilhetagem eletrônica das redes estadual e municipal de transportes.

O termo, publicado no Diário Oficial, prevê a formação de um grupo de trabalho que terá como parceiros o Metrô, a CPTM e a SPTrans.

A concessão deve ser assinada no início de 2018, disse o secretário municipal de desestatizações de São Paulo, Wilson Poit, a EXAME.com. “Pretendemos iniciar no último trimestre deste ano o PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para saber o que o mercado acha.”
Poit, que esteve em Nova York junto ao prefeito de São Paulo, João Doria, na semana passada, afirmou que há empresas da Europa e do Japão que já demonstram interesse.  “São Paulo tem um potencial enorme para essas empresas. São 15 milhões de bilhetes únicos”. A bilhetagem nesse modelo, frisa o secretário, existe em cidades como Hong Kong e Paris, e já está sendo implantada em Bogotá.

A ideia é que o grupo de trabalho comece fazendo uma pesquisa justamente sobre experiências semelhantes em outras cidades do Brasil e do mundo, e verifique a viabilidade econômica e financeira do projeto. Além disso, Poit espera que estado e município alinhem suas expectativas sobre o modelo jurídico a ser seguido. Segundo a Prefeitura, a concessão “não mudará a forma de utilização dos bilhetes pelos usuários de trens, metrô e dos ônibus”. Os subsídios direcionados a algumas categorias, como estudantes e idosos, também continuam.

“É uma forma de sinalizar ao mercado que vamos trabalhar juntos”, esclarece a subsecretária de Parcerias e Inovação do governo do estado, Karla Bertocco. Segundo ela, o convênio serve também para estabelecer deveres e responsabilidades.  “Nenhuma empresa privada vai fazer parceria só com o estado ou só com a Prefeitura”, diz ela. “O sistema de bilhetagem é conjunto”.

Hoje, a gestão do sistema do Bilhete Único em São Paulo custa cerca de R$ 250 milhões ao ano para os cofres da Prefeitura. “Esse valor pode ser economizado sem impactos na arrecadação”, explica Poit.

O secretário diz que a empresa responsável pela gestão do sistema de bilhetagem pagaria ao governo um valor pela outorga – que significa a transferência de um serviço da pessoa política para a administrativa – além de pagamentos mensais, “que podem ser uma porcentagem do valor agregado ao serviço”.

Os bilhetes atualmente servem só para pagar passagens, mas poderiam servir para dezenas de outras coisas na visão de Poit. “Uma empresa financeira, por exemplo, poderia adicionar as funções de um cartão de débito no Bilhete Único ou para pagar refeições”. O secretário vislumbra até a conversão dos cartões em aplicativos de smartphones.

Fonte: Exame.com

Audiência pública da licitação do transporte coletivo já tem data marcada

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No próximo dia 1º de junho, poder público e sociedade civil terão a oportunidade de trocar ideias e debater a proposta do novo edital do sistema

A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) publica nesta quinta-feira, 18 de maio, chamamento para a audiência pública em que será apresentada a proposta de realização de licitação para a concessão do serviço de transporte coletivo público de passageiros na cidade de São Paulo. O evento será realizado no dia 1º de junho.

Na ocasião, serão apresentadas à sociedade as novas diretrizes do sistema de ônibus da capital para os próximos anos. A atual administração preza pelo diálogo com a população e, por meio desse mecanismo, está aberta a sugestões de toda a sociedade civil para definir a nova configuração do transporte municipal. Após a audiência, o edital será concluído e publicado para a fase de consulta pública.

A publicação do edital do sistema de ônibus é uma importante meta e uma das principais prioridades da administração da SMT, desde que a assumiu em janeiro deste ano.

O processo licitatório esteve suspenso desde 2015, por solicitação do Tribunal de Contas do Município (TCM). A atual gestão trabalha para realizar as adequações apontadas pelo órgão no menor prazo possível, para dar continuidade ao certame e ao processo de contratação de um serviço essencial ao cidadão paulistano com maior qualidade.

Audiência pública – Proposta de licitação do sistema de transporte público

Data: 1º de junho de 2017

Horário: 8h

Local: Instituto de Engenharia de São Paulo

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana, São Paulo/SP

 

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

Fonte: SPTrans

Na gestão Doria, dívida da prefeitura com empresas de ônibus aumenta R$ 632 mil por dia

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Município deve R$ 324,2 milhões a permissionárias e concessionárias de transporte

A cada dia da gestão de João Doria (PSDB) a dívida da Prefeitura de São Paulo com as empresas de ônibus cresceu R$ 632,6 mil, em média. O saldo a ser pago atingiu R$ 81 milhões de reais em 10 de maio.

Hoje, o município deve às empresas R$ 324,2 milhões. O saldo em 29 de dezembro, último dia útil da gestão de Fernando Haddad (PT), era de R$ 242,6 milhões.

O aumento dessa dívida em relação ao governo Haddad é de 33,6%.

Passado mais de um ano sem reajuste, o montante a ser pago às concessionárias e permissionárias se multiplicou em 12 vezes. Em 10 de maio de 2016, a prefeitura devia R$ 27 milhões.

João Doria cumpriu uma das promessas de campanha e manteve a tarifa congelada em R$ 3,80.

O orçamento municipal tem R$ 1,8 bilhão para bancar o transporte público neste ano, mas esse gasto deverá ser muito maior.

“As empresas de ônibus estão buscando as instituições bancárias para honrar seus compromissos e buscando formas de reduzir os custos do sistema e aumentar a produtividade dos ônibus”, diz a entidade, lembrando que os subsídios “não são dados às empresas de ônibus, mas sim aos passageiros, que usam os direitos de gratuidades, descontos e também o Bilhete Único nas modalidades temporais, que não tiveram reajustes nos valores da passagem”.

Procurada, a SPTrans diz que já negociou com as empresas e que a dívida está “programada para ser liquidada entre fevereiro e novembro de 2018″.

“A atual administração, em pouco mais de quatro meses à frente da prefeitura, equacionou e encontrou soluções para arcar com compromissos financeiros não quitados com as operadoras do sistema de transporte coletivo até dezembro de 2016″, conclui a nota.

Fonte: R7.com

Show de banda internacional no Allianz Parque motiva alterações de 27 linhas hoje

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A SPTrans informa que 27 linhas que operam na Zona Oeste terão seus trajetos modificados para facilitar a saída das pessoas que irão ao Show Sting – 57th & 9th Tour, no Allianz Parque. O evento ocorrerá neste sábado, dia 6, das 21h às 23h30. O evento será realizado na Avenida Francisco Matarazzo, 1705, no bairro da Água Branca, Zona Oeste.

Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

 

Confira abaixo as 27 linhas que serão modificadas:

 

Poderá ser Interditada a Av. Francisco Matarazzo, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

 

8000-10 Terminal Lapa – Pça. Ramos de Azevedo

8400-10 Terminal Pirituba – Pça. Ramos de Azevedo

8542-10 Brasilândia – Pça. do Correio           

8549-10 Taipas – Pça. do Correio

8594-10 Cid. D’abril – Pça. Ramos de Azevedo       

8622-10 Morro Doce – Pça. Ramos de Azevedo

8677-10 Jd. Líbano – Pça da República         

8686-10 Mangalot – Largo do Paissandu                  

8696-10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo 

8696-41 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo

938C-10 COHAB Taipas – Term. Princ. Isabel         

978J-10 Voith – Term. Princesa Isabel

Ida: normal até Rua Clélia, Rua Venâncio Aires, Rua Cayowaa, Pça. Marrey Junior, Av. Antartica, Pça. Tomás Morus e Av. Francisco Matarazzo, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

 

129F-10 Conexão Petrônio Portela – Metrô Barra Funda

8055-51 Perus – Barra Funda

948A-10 Vila Zatt – Metrô Barra Funda           

Ida: normal até Rua Clélia, Rua Venâncio Aires, Rua Cayowaa, Pça. Marrey Junior, Av. Antartica, Pça. Tomás Morus, Rua Pedro Machado e Av. Auro Soares de Moura Andrade, prosseguindo normal.

Volta: Sem alteração.

 

Poderá ser interditada a Rua Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Junior e Rua Caraíbas, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

 

8545-10 Penteado – Metrô Barra Funda         

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Rua Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo e Rua Carlos Vicari, prosseguindo normal.

 

Poderá ser interditada a Rua Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Junior e Rua Caraíbas, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

 

938P-10 Jd. Tereza – Metrô Barra Funda

938V-10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda

978T-10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Rua Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo e Rua Carlos Vicari, prosseguindo normal.

 

 

Poderá ser Interditada a Av. Francisco Matarazzo, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

 

178A-10 Metrô Santana – Lapa

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Rua Clélia, Rua Venâncio Aires, Rua Cayowaa, Pça. Marrey Junior, Av. Antartica, Pça. Tomás Morus, Rua Pedro Machado e Av. Auro Soares de Moura Andrade, prosseguindo normal.

 

Poderá ser interditada a Rua Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Junior e Rua Caraíbas, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

 

874T-10 Ipiranga – Lapa

Ida: normal até Praça Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus,  Av. Francisco Matarazzo e Rua Carlos Vicari, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

 

Poderá ser Interditada a Av. Francisco Matarazzo, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

 

748R-10 Jd. Joao XXIII – Metrô Barra Funda

Ida: normal até Rua Clélia, Rua Venâncio Aires, Rua Cayowaa, Pça. Marrey Junior, Av. Antartica, Pça. Tomás Morus, Rua Pedro Machado e Av. Auro Soares de Moura Andrade, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

 

Poderá ser interditada a Rua Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Junior e Rua Caraíbas, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

 

809U-21 Metrô Barra Funda – Metrô Vila Madalena

Ida: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Junior, Av. Sumaré, Rua Aimberê, Rua Bartira, Rua Ministro Ferreira Alves e Av. Pompéia, prosseguindo normal.

Volta: Sem alteração.

 

856R-10 Lapa – Socorro

Ida: sem alteração.

Volta: normal Rua Venâncio Aires, Rua Cayowaa, Pça. Marrey Junior, Av. Antartica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo e Rua Carlos Vicari, prosseguindo normal.

 

Poderá ser Interditada a Av. Francisco Matarazzo, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

8615-10 Pq. Da Lapa – Term. Pq. D.Pedro II

Ida: normal até Rua Clélia, Rua Venâncio Aires, Rua Cayowaa, Pça. Marrey Junior, Av. Antartica, Pça. Tomás Morus e Av. Francisco Matarazzo, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

 

Poderá ser interditada a Rua Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Junior e Rua Caraíbas, após as 23h30 por 30 minutos até a dispersão do público na saída do evento.

 

875H-10 Terminal  Lapa – Metrô Vila Mariana

Ida: sem alteração.

Volta: Normal até Pça. Marrey Junior, Av. Antartica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo e Rua Carlos Vicari, prosseguindo normal.

 

877T-10 Vl. Anastácio – Metrô Paraíso

Ida: normal até Rua Clélia, Rua Venâncio Aires, Rua Cayowaa, Pça. Marrey Junior, Av. Antartica, Pça. Tomás Morus e Av. Francisco Matarazzo, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

Fonte: SPTrans

Assaltos em ônibus da capital paulista crescem 55%

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Mesmo com pouco de dinheiro circulante nos ônibus da capital paulista (apenas 6% dos passageiros usam dinheiro para pagar a tarifa, segundo a SPTrans), os assaltos nos coletivos ainda preocupam.

As ocorrências aumentaram 55% na comparação entre os períodos de janeiro a março deste ano e do ano passado.

De acordo com dados da própria SPTrans, gerenciadora do sistema, no primeiro trimestre deste ano foram 99 roubos em ônibus contra 64 em igual período em 2016.

Os números foram obtidos pela Globo News por meio de da Lei de Acesso à Informação.

Ainda de acordo com a SPTrans, a linha com maior número de ocorrências nesse primeiro trimestre, totalizando 12 assaltos, foi a 8055 – Perus/Lapa, operado pela Viação Santa Brígida.

Apesar de os criminosos também levarem o dinheiro das catracas, como o pagamento com Bilhete Único representa a maior parte do sistema, o alvo principal acaba sendo o que os passageiros levam no percurso, especialmente telefones celulares.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Fonte: Diário do Transporte