Falta de verba federal atrapalha transporte em SP, avaliam jornalistas

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Jornalistas da Folha analisaram as promessas dos candidatos à prefeitura de São Paulo. Presentes em todos os programas de governo dos políticos, a melhoria nos transportes é um dos principais problemas da cidade e a sua solução é complexa devido a falta de verbas.

“Principal maneira de cumprir melhorias no transporte é entregar os corredores de ônibus. Corredores à esquerda. Esses corredores não saíram do papel por um problema de falta de investimento. A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu R$ 9 bilhões para o PAC São Paulo. Só chegou R$ 1 bi”, afirmou o repórter de ‘Cotidiano’ Giba Bergamin Jr,.

Fonte: Folha de S. Paulo

Haddad aprova lei que dá créditos pelo uso de bicicleta

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Agora é lei: ciclistas terão crédito em seus Bilhetes Únicos caso deixem de usar ônibus, segundo lei sancionada pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).

A sanção foi publicada no “Diário Oficial” da Cidade ontem, quando foi celebrado o Dia Mundial Sem Carro.

O Programa Bike SP entrará em vigor no primeiro dia do ano que vem.

A regulamentação sai em 90 dias.

O benefício só valerá para quem tiver cadastro no Bilhete Único mensal, estudantil ou vale-transporte.

De acordo com o vereador José Police Neto (PSD), autor do projeto de lei 147/16, o programa objetiva incentivar o uso de bicicletas em atividades corriqueiras, como ir ao trabalho ou à escola, para desafogar o transporte público.

“Isso trará benefício e economia a todos.”

O passageiro ganha créditos e o poder público deixará de pagar o subsídio às empresas.

Fonte: Agora SP

Dívida de SP com empresas de ônibus sobe desde abril e chega a R$ 169 mi

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Relatórios da São Paulo Transporte (SPTrans) mostram escalada na dívida da Prefeitura com as empresas de ônibus. A diferença entre os valores devidos e os efetivamente pagos cresceu 414% desde abril, de R$ 33 milhões para R$ 169 milhões. A Prefeitura nega haver dívidas.

O crescimento do saldo devedor é acompanhado pelo fim da verba reservada no Orçamento para manter a frota de ônibus – que já era de R$ 1,7 bilhão, a maior da história. Até o fim do mês passado, faltando quatro meses para o término de 2016, 88% dos valores previstos já haviam sido usados.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), o último pagamento da Prefeitura foi feito em 28 de agosto. Os acertos que deveriam ter ocorrido na semana passada e na segunda-feira, 19, não foram realizados. Por ora, também de acordo com o SPUrbanuss, as empresas não estudam paralisar as atividades nem acionar a Prefeitura judicialmente. “Não vamos parar porque recebemos também passagens em dinheiro. Mas há empresas que já estão indo aos bancos para cobrir os custos diários”, disse um empresário.

Os relatórios financeiros da SPTrans, disponíveis no site da empresa, mostram que já houve situações em anos anteriores em que o mês fechou com débito. Mas, de abril para cá, todos os meses fecharam no vermelho, sem reduzir a dívida.

Eficiência

O aumento dos gastos com o transporte público (e da dívida) acontece em meio ao crescimento da política de gratuidades tocada pela Prefeitura. Os custos do subsídio arcam com os gastos, por exemplo, do passe livre estudantil, que começou a valer em março de 2015 para estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública e alunos de ensino superior e técnico com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Em agosto deste ano (dado mais recente), 33 milhões de viagens foram feitas de forma gratuita com uso do passe livre. Em agosto do ano passado, foram 19 milhões. O dado, porém, não significa que pessoas sem acesso ao transporte passaram a andar de ônibus. Ao contrário: o mês de julho, também dado global mais recente, teve o menor número de viagens realizadas desde 2009, na comparação com o mesmo mês de cada ano. Foram 230 milhões. A frota atual da cidade, de 14.755 veículos, também é a menor dos últimos oito anos – reflexo de políticas de redução de linhas para cortar os custos operacionais.

Para o engenheiro de trânsito Creso de Franco Peixoto, da Fundação Educacional Inaciana (FEI), o pano de fundo desse aumento de custos é a política tarifária. “A política de restrição ao aumento das tarifas causou em São Paulo uma elevação da carga de subsídios”, afirma. Embora ele defenda que os custos da gratuidade estudantil sejam, na verdade, investimentos em educação, ele diz que só com políticas que garantam o financiamento dessa viagens é que poderiam ser tocadas.

O também consultor de mobilidade Flamínio Fischmann lembra que outras políticas municipais, além das gratuidades, vêm pressionando os custos – e a necessidade de financiamento. “Há a criação da rede de ônibus noturno, com 151 linhas, que tem remuneração diferente.”

O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirma que os pagamentos seguem o cronograma firmado com as empresas. “Não se impressione com os valores, uma vez que o sistema trata de bilhões de reais”, diz Tatto, ao afirmar que os débitos registrados nos relatórios serão quitados.

Tatto nega problema e fala em ‘crediário’

O secretário municipal de Transportes da gestão Fernando Haddad (PT), Jilmar Tatto, afirma que os débitos apontados nos sistemas da SPTrans com as empresas de ônibus serão quitados. “Você só tem débito com alguém se não faz o pagamento. Se você compra um bem no crediário, só tem de pagar dali a 30 dias. Estamos cumprindo todo o cronograma de pagamentos”, diz.

Tatto afirma que a Conta Sistema – que reúne todos os recursos obtidos com a venda de créditos do bilhete único – varia. “É como um colchão, que aumenta e diminui conforme os recursos entram e saem das contas. É normal cair (o pagamento) em uma data, depois normaliza”, minimiza.

Sobre o fim dos recursos do Tesouro para custear os ônibus, Tatto também reduz a importância do fato. “Esse problema não está colocado. Todo ano é assim e todo ano há recursos no Orçamento para garantir o pagamento”, afirma, ao apontar remanejamento de verbas entre as pastas da Prefeitura, mas sem indicar quais secretarias e programas perderão recursos para garantir o subsídio para a frota de ônibus.

Zona Norte de SP ganha nova faixa exclusiva para transporte coletivo

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São 1.200 metros de trecho exclusivo e em horário diferenciado.
Para pedestres, novidade preocupa devido a inclinação na calçada.

Começa a funcionar nesta segunda-feira (12) a nova faixa exclusiva para transporte coletivo na capital. A mudança ocorre na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, na Zona Norte de São Paulo.

São mil e duzentos metros de faixa, nos dois sentidos da avenida, entre a Rua Deputado Fernando Ferrari e a Avenida Padre Orlando Garcia da Silva.

O horário de funcionamento do trecho exclusivo é de segunda à sexta-feira, das 5h às 10h da manhã e das 17h às 20h.  Aos sábados, a faixa é apenas no período da manhã.

Esta novidade, porém, está deixando os pedrestres mais inseguros, porque a calçada tem uma inclinação e eles ficam com medo de escorregar e cair bem no meio da rua.

Agora, com os ônibus circulando pertinho, eles estão preocupados com possíveis acidentes.

A subprefeitura da Freguesia e Brasilândia disse que vai fazer uma vistoria na avenida, ainda nesta semana, para verificar a situação das calçadas.

Fonte: Globo.com

Passageiros de SP podem recarregar Bilhete Único em agências do BB

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Os usuários do Bilhete Único em São Paulo ganharam mais uma forma de realizar a recargar do cartão sem ter que enfrentar longas filas. Agora, os passageiros podem comprar crédito através dos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.

O novo serviço de recarga, que conta com mais de 42 mil pontos, começou a funcionar nesta quarta-feira (24) e, também, estará disponível via aplicativo mobile do banco, a partir do dia 15 de setembro.

banco_do_brasilSegundo a instituição financeira, a iniciativa é inédita. “Essa inovadora solução foca a melhoria da experiência dos clientes, usabilidade e eficiência. Tudo bastante afinado com a preocupação da SPTrans. E o Banco do Brasil segue determinado a desenvolver soluções que auxiliem na busca da maior eficiência para o setor público”, disse, em nota, Júlio Cezar Alves de Oliveira, vice-presidente de governo do banco.

Os créditos adquiridos através dos terminais ou do aplicativo do banco deverão ser ativados em um carregador e, após esse procedimento, estarão prontos para uso. O Bilhete Único permite a compra de crédito comum, para estudante e vale-transporte, para utilização em ônibus, micro-ônibus e trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM ).

De acordo com a SPTrans (empresa responsável pelo transporte público municipal), São Paulo tem uma frota de 14.736 ônibus que operam em 1.390 linhas, incluindo 151 do serviço noturno. Atualmente, 94% dos embarques realizados – cerca de 10 milhões diariamente – nos ônibus são pagos com Bilhete Único de todas as modalidades.

 

Recarga nos ônibus

Em maio, a gestão Fernando Haddad (PT) instalou novos terminais de recargas dentro dos coletivos para permitir aos usuários efetuar a recarga e consultar o saldo do cartão durante a viagem.

Para recarregar o cartão dentro do ônibus, o usuário deve primeiro efetuar a compra do crédito no site da SPTrans ou pelos aplicativos, como Moovit, Conta Super e Ponto Certo.

Logo após a compra do crédito, basta encostar o cartão no terminal de recarga para baixar os créditos no bilhete. Os estudantes que possuem passe livre também poderão usar os novos equipamentos para efetuar as recargas.

“Estamos criando mais uma facilidade para os usuários do sistema e, também, proporcionando segurança já que diminui, cada vez mais, o uso de dinheiro nos ônibus”, disse o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, na época.

(Folhapress)

Fonte: Valor Econômico

Em desuso, telefones públicos vão auxiliar transporte público em São Paulo

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São Paulo, 22 ago (EFE).- O Projeto ‘Smart Orelhão’ promete usar os 25 mil telefones públicos de São Paulo – muitos deles abandonados – para auxiliar o transporte público da maior cidade brasileira.

Uma agência de publicidade foi a idealizadora da iniciativa, que tenta ajudar os mais de 2,7 milhões de passageiros diários de ônibus da cidade com informações que os permitam se orientar entre as centenas de linhas da maior rede de transporte urbano do país.

“O mais importante do projeto é que não é uma nova tecnologia, mas um novo uso das que já existiam: de um lado tínhamos informações públicas dos ônibus e, do outro, os dados da Anatel com as posições dos telefones públicos”, afirmou à Agência Efe Rafael Franzini, diretor de criação da Agência LDC.

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), reguladora estatal, indicou que a média de chamadas diárias a partir de telefones públicos em São Paulo é de só duas ligações.

A iniciativa disponibiliza o número 0800-887-0878, para o qual o passageiro ligará gratuitamente e será atendido por um sistema automático de resposta. O dispositivo localizará o usuário e lhe dirá quais as linhas que passam pelo ponto mais próximo.

O ‘Smart Orelhão’ foi uma das propostas do Festival Red Bull Basement, que foi realizado no último fim de semana, em São Paulo, para incentivar a produção, a pesquisa e a divulgação de projetos que buscam o aproveitamento do mobiliário urbano em plataformas digitais.

“É uma maneira de interferir na cidade. Antes tínhamos uma intervenção mais artística, como o grafite ou a arte andarilha, por exemplo, e hoje podemos pensar em uma proposta mais digital, com dispositivos eletrônicos e sensores diversos”, destacou Andrei Speridião, idealizador do Red Bull Basement.

Para ele, este tipo de iniciativas permite “que as pessoas atribuam novos significados aos lugares” em que habitam e com os quais têm contato diário, mas às vezes despercebido, como no caso dos telefones públicos em desuso.

Fonte: UOL

Recarga do Bilhete Único sem cadastro estará suspensa a partir de segunda

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Ação tem o objetivo de combater fraudes que foram identificadas na utilização do Bilhete

A partir do dia 1º de agosto, estará suspensa a recarga do Bilhete Único nas modalidades diário e semanal em cartões não cadastrados. “Estamos fazendo uma ação conjunta com o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para combater as fraudes que foram identificadas na utilização do Bilhete Único”, explica a assessora técnica da diretoria de gestão da SPTrans, Selma Strublic, em entrevista à Rádio Estadão.

A mudança é temporária, segundo Selma, e não se aplica à modalidade mensal. “O usuário que quiser continuar usando o cartão não cadastrado pode fazer isso, mas terá de carregar o cartão com dinheiro”, explica.

Segundo Selma, hoje 2,4 milhões de cartões do Bilhete Único são anônimos. “Foram identificadas algumas ocorrências, principalmente nas estações da CPTM, da venda de créditos por fraudadores a tarifas menores. “Esse período de suspensão colabora para uma apuração mais detalhada do que está ocorrendo”, diz.

Para quem quer cadastrar o cartão do Bilhete Único, o primeiro passo é acessar o site da SPTrans e fornecer informações pessoais de identificação. Depois, o usuário pode retirar o cartão em qualquer um dos postos. “Não precisa mais fazer o agendamento”, explica Selma.

 Fonte: R7.com

25 de Julho – Dia do Motorista

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No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. Este foi o dia escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas. No dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído em nosso país.

Protetor não só dos motoristas, mas também dos viajantes, acredita-se que São Cristóvão tenha vivido na Síria e sofrido o martírio no século III. Seu nome, “Cristóvão”, significa “aquele que carrega Cristo” ou “portador de Cristo”. Reza a lenda que Cristóvão era um gigante com mania de grandeza. Logo no princípio, acreditava que o maior rei do mundo era o rei ao qual ele servia. Então, veio a saber que o maior rei do mundo seria  Satanás, passando a servi-lo. Por fim, acabou descobrindo que o maior rei do mundo era o Nosso Senhor. Um ermitão mostrou que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor, convencendo Cristóvão, que trocou sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Por ser dotado de grande força, passou a transportar pessoas através de um imenso rio. Certa vez, transportando um garoto em suas costas, este lhe revela: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

As comemorações em torno do Dia do Motorista são realizadas anualmente e ficam a cargo dos órgãos de trânsito de todo o país. São realizadas campanhas educativas que alertam motoristas e cidadãos sobre como um comportamento responsável e o respeito às normas de trânsito podem fazer a diferença.

Fonte: PortoWeb

Prefeitura autoriza desembarque de mulher e idoso fora do ponto em SP

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Gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou lei neste sábado (16).
Está autorizado desembarque de ônibus em locais seguros das 22h às 5h.

A Prefeitura de São Paulo sancionou a lei que autoriza motoristas de ônibus a parar fora dos pontos de ônibus para que mulheres e idosos possam descer em locais mais seguros e acessíveis. De acordo com a medida, publicada no Diário Oficial da cidade deste sábado (16), o desembarque está autorizado apenas no período entre 22h e 5h do dia seguinte.

A lei estabelece que a parada do veículo deve acontecer em locais que obedeçam ao trajeto regular da linha e onde não seja proibida a parada de veículos. A medida deve ser regulamentada nos próximos 60 dias pela administração do prefeito Fernando Haddad (PT), segundo a Secretaria Executiva de Comunicação.

O texto do projeto de lei, de 2014, é de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV). A justificativa do parlamentar é a de que mulheres e idosos estão mais vulneráveis à noite e são “o principal alvo” de criminosos. O projeto prevê que eles escolham o local que lhes proporcione “a melhor sensação de segurança”.

Até então, somente passageiros com deficiência tinham o direito de descer em locais que não sejam pontos de coletivo.

Fonte: Globo.com

App’s de recarga do Bilhete Único

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Aplicativos homologados pela SPTrans para compra de créditos do Bilhete Único.

Aplicativos
Disponível
Sistema Operacional
Tipo de Recarga
Forma de Pagamento

Zuum

160 mil usuários

SAC:
www.zuum.com.br

Google Play

Apple Store

Android 4.0 ou +

iOS 7.0 ou +

Comum/Dinheiro
Comum/Diário
Comum/Semanal
Comum/Mensal

Estudante/Dinheiro
Estudante/Diário
Estudante/Semanal
Estudante/Mensal

Uso do saldo da conta previamente abastecida por meio de depósito na rede credenciada ou DOC/TEDNão tem taxa de conveniência e nem mensal

Moovit

3 milhões de usuários

SAC
moovitapp.com/pt-br

Google Play

Apple Store

Windows

Varia

iOS 8.0 ou +

Windows Phone 8,8.1 e 10

Comum/Dinheiro

Estudante/Dinheiro

Cartão de Débito (sem taxa de conveniência) 

Cartão de Crédito (R$3,80 de taxa de conveniência)

 

Conta Super

SAC
www.contasuper.com.br

Google Play

Apple Store

Android – 3.0 ou superior

iOS 8.3 ou superior

Comum/Dinheiro
Comum/Diário
Comum/Semanal
Comum/Mensal

Uso do saldo da conta previamente abastecida por meio de pagamento de boleto ou transferência bancária Santader ou DOC/TED
Taxa Mensal de R$ 5,90

cittamobi

5 milhões de usuários

SAC
www.cittamobi.com.br

Google Play

Apple Store

Android – 2.3 ou superior

iOS 7.0 ou superior

Comum/Dinheiro
Comum/Diário
Comum/Semanal

Estudante/Diário
Estudante/Comum
Estudante/Semanal

Cartão de Débito (sem taxa de conveniência) 

Cartão de Crédito (R$3,80 de taxa de conveniência)

 

 

Aplicativo

Tipos de Recarga para Celular

Forma de Pagamento
Com Tecnologia NFC*
Sem Tecnologia NFC *

Ponto Certo

800 mil usuários

SAC
www.redepontocerto.com.br/rpc

Disponível para Google Play e Apple Store

Para Android – 3.0 ou superior
e iOS 8.3 ou superior

Consultar Saldo

Recarregar Vale-Transporte e Créditos

Comprar créditos: Comum, Estudante, Mensal, Semanal e Diário

Como recarregar os créditos?
Você pode recarregar seus créditos através do próprio celular. Basta aproximar o seu Bilhete Único atrás do celular, selecionar a opção Recarga VT/Outros e seus créditos estarão disponíveis no mesmo instante.

Comprar créditos: Comum, Estudante, Mensal, Semanal e Diário

Você NÃO consegue:
Consultar saldos do Bilhete Único
Recarregar VT e Créditos

Como recarregar os créditos?
Após a confirmação do pagamento, recarregue seus créditos em qualquer ponto de recarga (disponível na mesma hora).

Boleto (Liberação após compensação bancária (1 a 2 dias úteis);
Transferência bancária (Mobile Banking Internet Banking (Bradesco e Itaú)
Cartão de Débito (não tem taxa de conveniência)
DOC/TED 

Cartão de Crédito (R$3,80 de taxa de conveniência).

*O NFC Compatível é do fabricante NXP.