SPTrans reforça frota para facilitar acesso dos eleitores aos locais de votação

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A SPTrans irá reforçar o transporte municipal em todas as regiões da cidade para facilitar o acesso dos eleitores às suas seções eleitorais neste domingo, 7 de outubro.

No total, a frota de ônibus será acrescida em 50% em relação a um domingo normal, proporcionando mais viagens ao longo de todo o dia.

Os coletivos circularão normalmente nas vias que integram o programa Ruas Abertas, como a Avenida Paulista, em virtude da suspensão excepcional do programa para o dia de votação.

Vale lembrar que, aos domingos, quem utiliza o Bilhete Único com créditos comuns pode utilizar até quatro ônibus para sua viagem, em um período de oito horas, pagando somente uma tarifa.

Técnicos da SPTrans estarão nas ruas da cidade para monitorar a operação.

Para verificar como chegar de ônibus ao seu local de votação, acesse www.sptrans.com.br/itinerarios ou ligue 156.

Fonte: SPTrans

SPUrbanuss divulga pesquisa que mostra pequena participação dos ônibus urbanos na emissão de poluentes

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O SPUrbanuss, entidade que representa as concessionárias de transporte de passageiros por ônibus do município de São Paulo, participou do 16º Seminário Nacional da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), evento que ocorreu nos dias 1 e 2 de Agosto de 2018 no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Francisco Christovam, presidente da entidade, mediou o painel “O que move o setor: diesel versus híbrido/elétrico“, que teve como pano de fundo o novo projeto de lei municipal de São Paulo, de número 16.802, que visa reduzir em 20 anos 100% da emissão de CO2 por meio de veículos de transporte de passeio, carga e passageiros.

 

Na abertura do painel e para estimular o debate, a entidade exibiu um vídeo (abaixo), baseado em estudo exclusivo, que contempla e busca desmistificar dados que são geralmente divulgados sobre a emissão de gases na capital paulista.

Segundo o trabalho apresentado no vídeo, a frota dos ônibus urbanos das concessionárias contribui com menos de 7,4% do material particulado (MP) e 7,29% do gás carbônico (CO2) lançados, diariamente, na atmosfera – um percentual diminuto, se comparado aos 43,4% e 29,71%, respectivamente, atribuídos aos caminhões circulantes na região. Quando comparado aos demais ônibus, que não atuam no sistema de transporte público gerenciado pela SPTrans, a diferença continua elevada: estes emitem 27,7% de MP, e 18,7% de CO2.

Para ler a publicação completa, clique aqui e acesse o site Diário do Transporte.

Norte Buss é primeira colocada em ranking nacional de empresas de transporte metropolitano de passageiros

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Em publicação na revista Melhores e Maiores do Transporte, a Norte Buss foi a primeira colocada no ranking nacional de finanças entre as empresas de transporte metropolitano de passageiros.

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Capa da revista Maiores e Melhores do Transporte – 30ª edição

A matéria levou em conta a gestão e resultados financeiros obtidos durante o ano de 2017, período marcado pela crise que afetou a economia de todo o país.

Diante deste cenário desafiador, a Norte Buss tomou ações estratégicas para amenizar a queda no número de passageiros, cortando custos e gerenciando os gastos de maneira eficaz. Essas decisões se mostraram extremamente bem-sucedidas, o que resultou no crescimento na receita em 33,42%, o melhor resultado obtido por uma empresa do setor no Brasil.

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Ranking das melhores empresas de transporte metropolitano de passageiros – Reprodução da revista Maiores e Melhores do Transporte

Esses resultados elevaram o patrimônio líquido da Norte Buss para mais de R$ 91.9 milhões, o melhor resultado entre as empresas de transporte público de passageiros.

Ranking das melhores empresas em patrimônio líquido - Reprodução da revista Maiores e Melhores do Transporte
Ranking das melhores empresas em patrimônio líquido – Reprodução da revista Maiores e Melhores do Transporte

Em nome da diretoria, coordenadores, fiscais, motoristas e todos colaboradores, a Norte Buss agradece a revista Maiores e Melhores pelo reconhecimento dos serviços prestados.

Agradecemos também a todos que fazem parte da família Norte Buss, essa conquista é de todos nós.

Para acessar a edição da revista online, clique aqui.

TCM volta a suspender licitação de ônibus em São Paulo

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Entidades afirmam que sistema proposto pela prefeitura no edital é insuficiente para atrair novas empresas e favorece as que já atuam no setor

A licitação de ônibus de São Paulo foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Município após o órgão constatar 51 novas irregularidades no contrato.

Segundo o TCM, existem pontos “problemáticos” como a reorganização da remuneração das empresas pela definição dos bens reversíveis, o peso da avaliação do usuário na remuneração, a transparência das planilhas de custos e processo das empresas, a falta de instrumentos que prevejam a redução de custos e a redefinição do prazo da concessão.

Além isso, o órgão ainda questiona elementos como inadequações dos custos operacionais, ausência de informações sobre a fase de transição e elementos das exigências de demonstrações contábeis das empresas.

O contrato que definirá as empresas responsáveis pelo controle dos ônibus da capital paulista pelos próximos 15 anos estava previsto para ser assinado em 2013, porém, vem se arrastando até hoje devido a embargos na justiça.

Em abril desse ano, O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a Rede Nossa São Paulo e o Greenpeace chegaram a afirmar que o sistema proposto pela prefeitura no edital é insuficiente para atrair novas empresas e favorece as que já atuam no setor.

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes afirma que foi notificada sobre a decisão e que irá prestar todos os esclarecimentos necessários ao TCM dentro do prazo determinado.

Fonte: Destak Jornal

Veja como adquirir o Bilhete Único em SP após fim da venda dos cartões anônimos

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Usuário terá de fornecer documento com foto e CPF para identificação no sistema. Quem já tem o bilhete anônimo pode seguir usando normalmente, segundo a SPTrans.

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A Prefeitura de São Paulo mudou as regras para a aquisição do Bilhete Único. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), o objetivo das mudanças é melhorar a segurança do sistema e dos usuários. Com isso, o Bilhete Único Anônimo na forma como é hoje, sem identificação do usuário, deixa de existir. Quem já tem esse bilhete vai poder continuar utilizando-o normalmente, segundo a SPTrans.

Bilhete Único sem foto

Para obter o Bilhete Único sem a foto e o nome impressos, o usuário terá que apresentar um documento com foto e número do CPF em um dos postos de venda e atendimento da SPTrans. É preciso pagar uma carga de cinco passagens, que vale R$ 24.

Bilhete Único com foto

Para adquirir um Bilhete Único Personalizado (com foto) de forma gratuita, basta realizar um cadastro pelo site da SPTrans e retirar o cartão na mesma hora em um dos 34 postos da SPTrans que realizam o serviço. Personalizado com nome e foto do usuário, esse tipo de cartão tem a vantagem de poder ser carregado com créditos dos tipos Comum, Estudante, Vale-Transporte e Mensal.

Após passageiros constatarem a falta de Bilhete Único nos terminais Pinheiros, Bandeira e Santo Amaro, o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, afirmou que o Bilhete Único anônimo, que não leva identificação do usuário, será suspenso para evitar fraudes.

“No ano passado, tivemos quase 650 mil fraudes no sistema [de transporte], das quais quase 450 mil foram desse bilhete [anônimo]. A estrutura da segurança da Sptrans identificou esses dias ainda, semana passada, e prendeu uma quadrilha, junto com a polícia, que estava usando esse bilhete para fraude”, disse Octaviano ao Bom Dia SP. Em 2018, mais de mil pessoas foram indiciadas pela polícia, diz a secretaria.

“Então, esse bilhete não identificado propicia a fraude. Então, o que a SPTrans resolveu fazer. A SPTrans vai suspender esse bilhete e as pessoas vão se identificar”, completou.

Segundo Otaviano, os funcionários dos guichês serão reorientados para que as pessoas recebam a informação de que tem bilhetes disponíveis, mas que é sempre preciso se identificar.

Fonte: Globo.com

Linha 1018/10 Vila Rosa – Metrô Santana terá uma mudança em seu itinerário para realização de obras na zona norte

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Foto: Leonardo Fidelli (Ônibus Brasil)
Foto: Leonardo Fidelli (Ônibus Brasil)
A SPTrans informa que a partir deste sábado, dia 9, a linha 1018/10 Vila Rosa – Metrô Santana terá uma mudança em seu trajeto por conta da realização de uma obra emergencial da SABESP na Rua Luis Carlos Gentile de Laet, na Vila Rosa. O desvio permanecerá até a conclusão da obra.
Para mais informações ligue 156 ou acesse: www.sptrans.com.br
Confira a mudança na linha:
1018/10 Vila Rosa – Metrô Santana
Ida: Rua Luis Carlos Gentile de Laet, Rua do Horto, Rua Mamud Rahd, Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, prosseguindo normal até o Terminal Santana.
Volta: Terminal Santana, Rua Dr. Gabriel Piza, prosseguindo normal até Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, Rua do Horto, Rua Mamud Rahd, Rua Luis Carlos Gentile de Laet.
Fonte: SPTrans