Uma pesquisa feita pelo ConsumerLab, da Ericsson, mostra que 53% dos paulistanos acessam a internet no transporte público ou privado. O estudo, batizado de “Passageiros Esperam Mais”, analisou o uso de dispositivos móveis no transporte em centros urbanos como São Paulo, Londres, Xangai e Nova York, comprovando que a popularização de smartphones tem feio com que as pessoas usem cada vez mais para otimizar o tempo que passam no transporte.
Na capital paulista, 51% dos usuários trocam SMS, emails ou mensagens por apps; 48% navegam pela internet e 39% usam redes sociais. Mas o maior crescimento vem dos serviços de streaming de música, como o Spotify e o Apple Music: 50% ouvem esse tipo de música enquanto dirigem e 53%, enquanto andam de ônibus.
Qualidade da internet
Outro ponto analisado pelo relatório diz respeito ao nível de satisfação da cobertura móvel no transporte público (ônibus, trem, metrô, táxi, etc). Em São Paulo, 47% dos usuários estão satisfeitos com a rede móvel quando o objetivo é acessar a internet e as redes sociais. Já quando eles querem assistir vídeos, a porcentagem de satisfação é de 39%.
“Em todas as metrópoles analisadas, os usuários entrevistados gastam, semanalmente, 20% mais tempo se deslocando pela cidade do que em momentos de lazer. Estar conectado durante o trajeto, então, é considerado um requisito básico e uma forma de socialização. Mas, a cobertura de rede móvel no transporte urbano, muitas vezes, não está atendendo às necessidades desse consumidor”, afirma Julia Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab na América Latina.
Fonte: Olhar Digital