Com informações do Estadão
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), liberou o transporte de bicicletas nos ônibus municipais fora dos horários de pico. O decreto, publicado no “Diário Oficial da Cidade”, neste sábado, dia 7, vale tanto para dias de semana como também para sábados, domingos e feriados.
De acordo com a decisão, os períodos serão restritos para não atrapalhar o fluxo de passageiros. De segunda a sexta, a regra vai poder ser usada em dois períodos: das 10h01 às 15h59 e das 19h01 às 5h59. Aos sábados, o transporte das bikes está liberado a partir das 14h e, nos domingos e feriados, é livre durante o dia todo.
A portaria, assinada pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, também determinou que o embarque só poderá ser feito em ônibus de 23 metros e pela porta traseira. Foi estipulado o máximo de uma bicicleta por veículo.
Os usuários deverão pagar a tarifa após fixar e travar a bike dentro do ônibus e os funcionários das viações não terão obrigação legal de ajudar no embarque e desembarque desses passageiros. Os ciclistas também serão responsáveis por manter a bicicleta próxima do corpo para evitar transtornos às demais pessoas.
Segundo Tatto, a medida tem como objetivo incentivar o uso de bikes como meio de transporte para as atividades do cotidiano, “contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável”, e integrar esse uso ao sistema público de transporte. O Metrô já permite o embarque.
Fonte: Catraca Livre