Gestão Doria quer abrir licitação para novo serviço de ônibus em maio

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Informação é do secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, que afirma que construção e operação de corredores de ônibus deverá ser privatizada.

O secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda, afirmou em entrevista ao SPTV que o edital para a contratação do novo serviço de ônibus da capital paulista deverá ser publicado em maio.

O atual serviço foi contratado em 2003 pela então prefeita Marta Suplicy. O contrato venceu em 2013 e desde então vem sendo renovado. O serviço de ônibus transporte cerca de 10 milhões de passageiros por dia em São Paulo.

A gestão João Doria revisa as 33 mil páginas do edital criado pela gestão Fernando Haddad (PT) e que não teve uma licitação concluída. Uma das diretrizes ainda indefinida é o prazo do contrato, que foi projeto para um período de 20 anos pela gestão Haddad. O edital sofreu constestações do Tribunal de Contas do Município e só foi liberado após vários meses de embargo.

Avelleda afirmou ao STPV que a construção e a operação dos corredores deverá ficar com a iniciativa privada. “O objetivo nosso é sempre alcançar a máxima eficiência econômica”, diz Avelleda.

O secretário afirmou ainda que outro objetivo é ganhar eficiência e reduzir custos eliminando linhas concorrentes.

Uma das regras da licitação será a necessidade de que os ônibus tenham wi-fi e ar-condicionado.

Segundo Avelleda, o serviço deverá estar funcionando no segundo semestre se a licitação transcorrer sem questionamentos na Justiça.

Clique aqui e veja a matéria do SPTV em vídeo. 

Fonte: Globo.com

Prefeitura de SP rebate jornal sobre gasto em dobro com subsídio de ônibus

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Em resposta à reportagem “No 1º mês, Doria gasta o dobro do previsto com subsídio aos ônibus” do jornal O Estado de S. Paulo, a SPTrans esclarece:

A reportagem “Prefeitura gasta o dobro do previsto com subsídio de ônibus”, publicada na edição do dia 16/2, erra ao dizer que houve gasto maior com subsídio para os ônibus no mês de janeiro. Mesmo após ter recebido explicações prévias da Prefeitura de que o valor de R$ 305 milhões refere-se ao subsídio de janeiro e fevereiro, o jornalista insistiu na tese equivocada e publicou a reportagem que induz a erro os leitores do jornal.

O valor do subsídio no mês de janeiro chegou a R$ 205 milhões, valor menor do que a média mensal paga no ano de 2016. Os outros R$ 100 milhões, informados na reportagem, referem-se ao mês de fevereiro. É no mínimo leviano a reportagem afirmar que há “descontrole das contas”. Ao contrário, a SPTrans assumiu a gestão com a obrigação de passar a pagar as empresas de ônibus em cinco dias úteis, quando, até dezembro de 2016, o prazo para o pagamento era maior, de até 10 dias. A SPTrans está agora negociando a melhor forma de remunerar essas empresas sem que haja maior impacto financeiro para a empresa. Trata-se de fazer gestão eficiente do dinheiro público em benefício do usuário do transporte público. Além disso, a SPTrans recebeu como herança dívidas que somam R$ 400 milhões com as empresas de ônibus. Portanto, o “descontrole das contas” foi o que a atual gestão encontrou ao assumir a empresa há 47 dias.

A nova administração vem adotando uma série de medidas de austeridade e eficiência para atender as prioridades da cidade mantendo o orçamento equilibrado. A SPTrans vem desenvolvendo esforços para combater as fraudes no Bilhete Único e reduzir os custos do sistema. Uma nova licitação do sistema de ônibus, que não foi feita nos quatro anos anteriores, já está sendo reeditada e é prioridade para sanear as contas do sistema.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Contra fraude, SPTrans anuncia troca de 15 milhões de bilhetes únicos

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Trocas deverão ocorrer após o mês de maio; secretário afirma que processo será feito de forma a evitar filas intermináveis

O secretário municipal de Transportes, Sergio Avelleda, anunciou nesta quinta-feira, durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que todos os cartões de bilhetes únicos em poder dos usuários de ônibus, trens e metrô terão de ser trocados por cartões novos.

Ele estima que a troca comece ainda neste ano, após maio, mas garante que o processo será feito “com tempo” para evitar filas e tumultos em postos de atendimento. A estimativa é que a cidade tenha 15 milhões de bilhetes ativos (usados no último ano), mas o total de bilhetes emitidos até hoje, e que podem ter créditos, é da ordem de 30 milhões, ainda de acordo com o secretário.

O motivo é a constatação de que os códigos de segurança dos cartões foram quebrados e que golpistas estão fazendo recargas clandestinas nos cartões. A troca dos bilhetes é para combater as fraudes no sistema.

O secretário explicou que a Prefeitura já havia adquirido, no ano passado, um novo software para administrar o comércio de créditos do bilhete único, mas que o processo de instalação e de testes está atrasado. Só deve ficar pronto em maio. Quando os sistemas estiverem com sinal verde, terá início a etapa de troca dos cartões, por um modelo com códigos de segurança mais fortes.

“Toda a plataforma tecnológica será trocada por outra. O que a gente pode assegurar é que não haverá uma troca no curto prazo a ponto de gerar filas intermináveis e causar transtorno à população. Isso será ao longo do tempo. A estratégia vai ser elaborada mais para a frente. O software só chega em maio e provavelmente vai ter um período de testes longo”

Os técnicos da SPTrans ainda não conseguem estimar o total de valores desviados por meio da fraudes no sistema, que é bilionário — pelo bilhete único, circulam cerca de R$ 18 bilhões por ano. Embora já haja comprovações de que é possível recarregar o cartão com créditos que não vieram da SPTrans, a equipe da Prefeitura não tem como saber, apenas avaliando o sistema, quais são os cartões carregados ilegalmente.

A equipe também ainda não consegue responder se, da mesma forma que os clandestinos conseguem criar créditos fantasmas, a série de empresas que trabalham com a venda de créditos também poderia fazer operações ilegais.

Concessão. A troca dos cartões foi divulgada enquanto o prefeito João Doria (PSDB) está no Oriente Médio, buscando atrair investidores, e colocando a concessão do bilhete único como um dos possíveis negócios. Doria anunciou o banco de dados do bilhete único e a possibilidade de vendas cruzadas.

O secretário de Desestatização, Wilson Poit, disse na semana passada que a concessão do bilhete teria os bancos como possíveis interessados, primeiro porque os cartões poderia ampliar a base de clientes das instituições. Segundo que, assim como marcas de roupas, os cartões de ônibus poderiam ter agregados a eles bandeiras de cartões de crédito, por exemplo, e serem usados no comércio regular.

Segundo Avelleda, “se assinarmos o contrato de concessão, a responsabilidade da troca dos cartões será da concessionária”. O secretário afirmou que o investimento na reformulação do sistema já vinha acontecendo, assim ele não vê razão para suspender a ação por causa da possível privatização.

“Encontramos um contrato em execução e praticamente concluído. Não tem porque desprezar todo o investimento feito e não concluir. O concessionário vai decidir se fica com a plataforma nova ou se substitui. Ele poderá encontrar uma plataforma atualizada tecnologicamente e aí avançar”, disse.

“A licitação para a concessão do bilhete está na fase de estudos. Vamos ter audiência pública. Tem um edital muito complexo para ser publicado, não é uma coisa que se faça de uma semana para outra. Estamos trabalhando para atualizar o sistema e o concessionário ou recebe esse sistema atualizado e faz a troca (de cartões) ou já encontra com o cartões trocados e decide se fica com essa tecnologia ou se atualiza”, concluiu.

As falhas do bilhete único, que permitem a recarga fraudulenta, são conhecidas pelo menos desde 2012.

Fonte: Estadão

Doria gasta o dobro que o previsto com subsídio de ônibus

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Prefeitura admite que o gasto com subsídio às empresas de ônibus deve fechar mais um ano com deficit

São Paulo – A gestão João Doria (PSDB) gastou no mês de janeiro o dobro dos recursos previstos no orçamento para a compensação tarifária dos ônibus da cidade.

No mês foram R$ 305 milhões com os subsídios – de R$ 1,8 bilhão previsto com essa função neste ano. O valor gasto corresponde a 17% do total de recursos. Em geral, cada mês consome cerca de 8% do estimado, totalizando 100% em dezembro.

Além disso, a Prefeitura tinha, até quarta-feira, 1, uma dívida de R$ 237 milhões com as empresas de transportes, segundo dados do sistema de execução orçamentária da Prefeitura e de transparência da São Paulo Transporte (SPTrans).

A diferença resulta da manutenção da tarifa de ônibus em R$ 3,80. A isso, soma-se a proibição pela Justiça de reajuste de 14,8% na tarifas integradas entre ônibus, trens e metrô.

O avanço dos gastos com o transporte ocorre em meio à retração de demais atividades municipais. Para pagar salários de professores, Doria já teve de congelar investimentos em obras. As áreas de Saúde e Educação tiveram um contingenciamento de R$ 2,6 bilhões.

João Doria: se mantiver o ritmo de pagamentos, o dinheiro para os ônibus acaba em junho (Facebook/Reprodução)
João Doria: se mantiver o ritmo de pagamentos, o dinheiro para os ônibus acaba em junho (Facebook/Reprodução)

Junho

Mantido o ritmo, o dinheiro para ônibus acaba em junho. A Prefeitura afirma ser possível levar as contas até setembro – depois, seria preciso retirar recursos de outras dotações para manter a frota operando.

Em 2016, janeiro consumiu 9,75% dos recursos do ano. No ano anterior, 8,9%. Só em 2013, quando a gestão Fernando Haddad (PT) deixou de aumentar as tarifas, a pedido da então presidente Dilma Rousseff, os custos chegaram perto do que ocorre em 2017 ( 15% à época).

O subsídio é um recurso que a Prefeitura tem tirado do orçamento para completar o custo do sistema de ônibus. O dinheiro serve para custear passagens gratuitas, como a segunda ou terceira viagem que o usuário do bilhete único pode fazer, por exemplo. Também ajuda a bancar a passagem grátis para idosos e estudantes.

Desafio

Em nota, a Prefeitura disse que o gasto com subsídio em janeiro foi de R$ 205 milhões – ela considera que R$ 100 milhões, referentes a serviços prestados em janeiro, saíram do caixa municipal no dia 1.º.

A gestão reconhece o peso do problema. “É preciso lembrar que, em 2016, o subsídio atingiu R$ 2,9 bilhões, frente a orçamento aprovado de R$ 1,7 bilhão.”

“Para 2017, o orçamento prevê R$ 1,8 bilhão, o que sugere que o déficit de 2016 deve se repetir”, acrescenta a administração municipal.

Segundo a Prefeitura, medidas têm sido adotadas para equilibrar o orçamento, como renegociar contratos, congelar gastos não prioritários e revisar programas. A SPTrans também planeja ações antifraude no bilhete único.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Exame.com

Em Abu Dabi, Doria apresenta a árabes projetos para terminais de ônibus de SP

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Segundo o prefeito, locais terão ar-condicionado, creches municipais, unidades do Poupatempo e pequenos centros comerciais

ABU DABI – Em reuniões de negócios em Abu Dhabi, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), apresentou nesta segunda-feira, 13, 55 projetos de privatizações ou concessões a representantes de fundos de investimentos árabes. Na lista, destaque especial para os complexos de Interlagos e Anhembi, o Estádio do Pacaembu e os 29 terminais de ônibus existentes na cidade.

Segundo o tucano, ao serem privatizados, os terminais passarão a ter ar-condicionado, creches municipais, unidades do Poupatempo e pequenos centros comerciais. O modelo está sendo desenhado em três opções diferentes: privatização, concessão ou Parceria Público-Privada (PPP).

O prefeito João Doria está em Abu Dabi acompanhado do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Paulo César Meira de Vasconcellos
O prefeito João Doria está em Abu Dabi acompanhado do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Paulo César Meira de Vasconcellos

O negócio se torna atrativo, segundo Doria, em função do número de passageiros que frequentam os terminais. O tucano ressaltou ainda outra oportunidade neste segmento: a privatização do bilhete único, que pode virar um cartão multiuso.

O plano foi detalhado, por exemplo, ao diretor-geral da Câmara de Comércio de Abu Dabi, Mohamed H. Al Muhairi. Em reunião com Doria, o diretor sinalizou que pretende visitar o Brasil em maio para conhecer de perto as oportunidades. Os dois ainda falaram sobre a paixão pelo futebol – e Doria aproveitou para citar o Santos, seu time do coração.

Nenhum negócio foi fechado com Muhairi, mas Doria ouviu dele um incentivo. “Este é o futuro”, disse o diretor em relação ao pacote de privatizações apresentado pelo tucano.

O mesmo procedimento foi adotado pelo prefeito quando reunido com representantes dos fundos de investimentos Mubudala e Adia. Na manhã desta segunda-feira, Doria recebeu a notícia de que um escritório do Mubudala, que já tem sede no Rio, deve ser aberto em São Paulo.

Acompanhado pelo embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Paulo César Meira de Vasconcellos, Doria visitará ainda nesta segunda-feira o Autódromo de Abu Dabi, considerando exemplo para Interlagos.

Fonte: Estadão

Doria vai privatizar o Bilhete Único

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Medida faz parte de pacote que inclui 52 itens que podem ser privatizados na cidade; futura empresa da iniciativa privada deverá combater fraudes

(Moacyr Lopes Junior/Folhapress)

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), vai repassar para a iniciativa privada a gestão financeira do Bilhete Único – cartão eletrônico usado para o pagamento de 94% das viagens nos ônibus. A medida faz parte de um programa de privatização que está sendo desenhado com o objetivo de criar fôlego financeiro para a administração municipal. As informações são da edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo.

O governo ainda não tem estimativa de quanto vai arrecadar com a medida, mas a considera uma das mais importantes do plano que faz parte de uma lista inicial com 52 itens que podem ser privatizados. Entre eles estão o autódromo de Interlagos, na Zona Sul, o Anhembi, na Zona Norte e o estádio do Pacaembu, no Centro.

Com a terceirização do Bilhete Único, a prefeitura estima que deixará de gastar cerca de 456 milhões de reais por ano com o gerenciamento financeiro do serviço, que atualmente fica a cargo da SPTrans, empresa de economia mista que administra o transporte por ônibus.

Fonte: Veja.com

Congelamento das passagens de ônibus será de um ano, diz Doria

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Ele deu a declaração ao ser confrontado por apresentador com uma matéria sobre mudanças nas promessas feitas em campanha

São Paulo – O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta terça-feira, 17, que o congelamento da tarifa básica de R$ 3,80 no transporte público vai valer por um ano, negando que teria prometido manter o preço da passagem de ônibus durante todo o primeiro mandato.“Nunca falei em quatro anos”, disse Doria durante entrevista dada ao jornalista José Luiz Datena no programa de TV Brasil Urgente, da TV Bandeirantes. “Vamos congelar neste ano. É a única capital brasileira que está mantendo a tarifa em R$ 3,80”, acrescentou o prefeito.

Doria: “Nunca falei em quatro anos”, disse Doria durante entrevista dada ao jornalista José Luiz Datena

Ele deu a declaração ao ser confrontado pelo apresentador com uma matéria da agência de notícias Lupa sobre mudanças nas promessas feitas em campanha eleitoral.

Segundo o texto, publicado no site da revista Piauí, Doria teria prometido congelar as tarifas até 2020.

Na entrevista ao Brasil Urgente, o prefeito da capital paulista afirmou também que, mais do que aumentar salários de servidores, o desafio da sua gestão será gerar empregos.

Prometeu buscar esse objetivo com a redução da burocracia municipal e, nesse ponto, garantiu que haverá maior celeridade na aprovação de projetos.

Em especial, Doria disse que a prefeitura vai estimular a construção de shopping centers na cidade. “Não pode demorar três anos para se aprovar a construção de um shopping center”, assinalou.

Diante de cenas de enchentes na cidade, Doria também adiantou que, no dia 1 de fevereiro, será inaugurado o primeiro de 19 piscinões prometidos para os quatro anos do mandato.

O prefeito informou ainda que a prefeitura vai lançar, em breve, o Programa Redenção, com o objetivo de eliminar as cracolândias, centros de consumo de drogas, de “maneira humanitária”.

Segundo ele, existem hoje oito cracolândias espalhadas pelo município. “Não é solução instantânea, mas ela será eficiente”, frisou Doria, sem antecipar detalhes do projeto.

Fonte: Exame.com

Entenda todo o vaivém no reajuste das tarifas de ônibus, metrô e trens em SP

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Desde que o prefeito João Doria (PSDB) prometeu congelar as passagens de ônibus durante a campanha eleitoral, em outubro de 2016, os preços previstos para as tarifas do transporte público em São Paulo (tanto municipal quanto estadual) vivem um vaivém.

No domingo (8), governo do Estado e prefeitura reajustaram os valores de integrações e bilhetes temporais de metrô, trens e ônibus, deixando a tarifa comum congelada a R$ 3,80.

Nesta terça (10), porém, o Tribunal de Justiça de SP resolveu manter uma decisão de primeira instância que suspendia o aumento das passagens, o que fará com que elas voltem aos preços de 2016 a partir desta quarta (11).

Entenda abaixo as reviravoltas nas decisões das duas gestões sobre os preços do transporte nos últimos meses.

4.out.2016

Durante campanha eleitoral, João Doria (PSDB) diz que passagens de ônibus seriam congeladas em 2017

6.out.2016

Promessa causa constrangimento ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), seu padrinho político; o costume é combinar com a prefeitura reajustes das tarifas

18.nov.2016

Doria sinaliza que vai reavaliar gratuidade nos ônibus a idosos de 60 a 64 anos que ainda trabalhem para amenizar impacto do congelamento

25.out.2016

Alckmin encomenda estudo para rever gratuidades no Metrô e na CPTM, reavaliando, assim como Doria, o benefício a idosos

3.nov.2016

O diretor financeiro do Metrô, José Carlos Nascimento, afirma que teme uma fuga de usuários em caso de congelamento nos ônibus

30.dez.2016

Em conjunto, Alckmin e Doria anunciam congelamento das tarifas comuns em R$ 3,80 e reajuste acima da inflação nas integrações (de R$ 5,92 para R$ 6,80) e nos bilhetes mensal (de R$ 230 para R$ 300) e diário (de R$ 16 para R$ 20), a partir de 8.jan

6.jan.2017

– Justiça suspende liminarmente os reajustes após pedido da bancada do PT na Assembleia Legislativa; a decisão afirma que as pessoas que moram em locais mais distantes seriam mais prejudicadas
– Oficial de justiça tenta entregar notificação a Alckmin às 17h20, mas não consegue, porque o governador não estava

8.jan.2017

Governo faz os reajustes previstos e, mesmo dizendo não ter sido notificado da liminar, entra com recurso no Tribunal de Justiça para derrubar a decisão de primeira instância

10.jan.2017

– Quatro dias após a decisão da Justiça, governador é notificado
– Tribunal de Justiça nega recurso de Alckmin e mantém a decisão de primeira instância, afirmando que “a redução do desconto […] não foi devidamente justificada”
– Governo estadual e prefeitura declaram que tarifas voltarão aos valores de 2016 a partir desta quarta (11)

Fonte: O Diário

Fique atento as datas de solicitação para o Bilhete Único Estudante 2017

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Benefício poderá ser pedido a partir de janeiro

A SPTrans informa que a partir do dia 9 de janeiro os estudantes poderão solicitar o benefício do Bilhete Único Escolar para 2017. Para isso, precisarão estar matriculados no próximo ano letivo em uma instituição de ensino cadastrada no sistema de Bilhete Único Escolar da SPTrans, e ter manifestado a intenção de obter o cartão na unidade escolar em que estudam.

A solicitação é feita pelo próprio estudante, por meio do site do Bilhete Único. Quem ainda não tem o cadastro do Bilhete terá de realizá-lo, informando seu RG e CPF, além de enviar o arquivo de uma foto digitalizada recente em padrão de documento (RG, Carteira Profissional, etc).

Para obter o benefício, é necessário residir a uma distância superior a um quilômetro da instituição de ensino, e que o percurso entre a residência e a escola tenha oferta de transporte público.
Vale lembrar que o benefício será liberado a partir de fevereiro de 2017, quando terá início o novo ano letivo.

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SPTrans

Fonte: SPTrans

Saiba quando vai valer a pena usar o Bilhete Único Mensal após o reajuste

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O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), divulgaram nesta sexta-feira (30) reajustes acima da inflação na integração e nos bilhetes temporais para ônibus, metrô e trens da CPTM.

A partir do dia 8 de janeiro, o passageiro que fizer a transferência de ônibus para um dos transportes sobre trilhos vai pagar R$ 6,80, e não mais R$ 5,92. A tarifa básica de R$ 3,80 permanecerá congelada no ano que vem.

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O Bilhete Único Mensal também sofrerá reajustes em 2017. A modalidade exclusiva para ônibus ou trilhos terá um aumento de R$ 140 para R$ 190. Com isso, essa opção passa a ser vantajosa para quem fizer mais de 50 viagens por mês (de 30 dias). Antes, ela valia a pena para quem fazia mais de 36 viagens mensais.

Já a modalidade integrada mensal, que vale para o uso conjunto de ônibus e trilhos, sofrerá um reajuste de R$ 230 para R$ 300. Com a nova tarifa básica de integração, essa opção passa a ser vantajosa apenas para os usuários que fizerem mais de 44 viagens em um mês –o que acontecia, antes, para quem usava mais de 38 viagens mensais.

Ao todo, seis modalidades de pagamento sofreram reajuste, incluindo o bilhete 24 horas (indicado para mais de 4 viagens em 24h), que passa de R$ 10 para R$ 15; o comum; e o integrado, de R$ 16 para R$ 20. O bilhete semanal foi extinto.

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa da CPTM afirmou que os usuários terão até as 23h59 do dia 7 de janeiro para carregar o Bilhete Único Mensal com os valores de R$ 140 para ônibus ou trilhos ou de R$ 230 para a integração.

*(Com Estadão Conteúdo)

Fonte: UOL