O SPUrbanuss, entidade que representa as concessionárias de transporte de passageiros por ônibus do município de São Paulo, participou do 16º Seminário Nacional da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), evento que ocorreu nos dias 1 e 2 de Agosto de 2018 no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Francisco Christovam, presidente da entidade, mediou o painel “O que move o setor: diesel versus híbrido/elétrico“, que teve como pano de fundo o novo projeto de lei municipal de São Paulo, de número 16.802, que visa reduzir em 20 anos 100% da emissão de CO2 por meio de veículos de transporte de passeio, carga e passageiros.
Na abertura do painel e para estimular o debate, a entidade exibiu um vídeo (abaixo), baseado em estudo exclusivo, que contempla e busca desmistificar dados que são geralmente divulgados sobre a emissão de gases na capital paulista.
Segundo o trabalho apresentado no vídeo, a frota dos ônibus urbanos das concessionárias contribui com menos de 7,4% do material particulado (MP) e 7,29% do gás carbônico (CO2) lançados, diariamente, na atmosfera – um percentual diminuto, se comparado aos 43,4% e 29,71%, respectivamente, atribuídos aos caminhões circulantes na região. Quando comparado aos demais ônibus, que não atuam no sistema de transporte público gerenciado pela SPTrans, a diferença continua elevada: estes emitem 27,7% de MP, e 18,7% de CO2.
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