A relação do brasileiro com o transporte público em 5 fatos

Em quatro anos, a percepção dos brasileiros sobre a qualidade do transporte público oferecido em todas as regiões do país piorou. É o que revela a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita pelo Ibope, que acaba de ser lançada.

Os problemas de capilaridade e frequência do serviço lideram no número de queixas.

Para 50% dos que nunca ou raramente usam o serviço, o transporte público seria melhor se a oferta de linhas alcançasse todas as regiões da cidade e que os veículos não atrasassem tanto, por exemplo.

Confira, em 5 gráficos, como os brasileiros usam e avaliam o transporte público:

1. Usar transporte público está pior no Brasil 

Pelo menos, segundo a avaliação dos entrevistados pela pesquisa da CNI. Para 70% deles, a qualidade do transporte público varia de regular a péssimo. Há quatro anos, metade compartilhava tal opinião.

A pesquisa revela que, na prática, apenas um quarto dos entrevistados avaliam de maneira positiva a modalidade – em 2011, eram mais de 30% dos brasileiros neste grupo.

As regiões Norte e Centro-Oeste lideram no número de queixas. Nesses locais, metade dos moradores entrevistados pela sondagem avalia o transporte público como ruim ou péssimo. Na região Sul, em contraste, 31% consideram a modalidade como ótima ou boa.

EXAME.com/Montagem

Qualidade do transporte público por região

2. Quem usa ônibus passa mais tempo no trânsito 

De acordo com a pesquisa, os usuários de ônibus são os que gastam mais de duas horas por dia em seus deslocamentos diários. Veja gráfico:

Montagem/EXAME.com

Tempo deslocamento diário - Transporte

Ao todo, 31% dos brasileiros gastam mais de uma hora por dia em seus deslocamentos diários – em 2011, 26% dos entrevistados integravam tal grupo.


3. Um quarto dos brasileiros usa ônibus para ir ao trabalho

No total, quase 40% dos entrevistados pela pesquisa usam o transporte público para chegar ao trabalho. O carro está na terceira posição: 19% dos profissionais usam veículo próprio para se deslocar. Veja as principais modalidades:

EXAME.com/Montagem

Principal meio de transporte para ir ao trabalho

4. Nas cidades pequenas, brasileiros preferem andar a pé

Mais de 40% dos brasileiros que vivem em cidades com até 20 mil habitantes andam a pé. Nos municípios com mais de 100 mil moradores, o transporte público é a preferência de 35% das pessoas.

Montagem/EXAME.com

Porte da cidade e modalidade de transporte -

5. Homens usam mais carro dos que as mulheres

O carro é a modalidade de transporte mais usada pelos homens brasileiros, segundo a pesquisa. As mulheres, por sua vez, andam mais de ônibus e a pé:

EXAME.com/Montagem

Meio de transporte por gêneroAs entrevistas foram realizadas entre 5 e 8 de setembro, com 2.002 pessoas de 142 municípios brasileiros.

Fonte: Exame