Transferência de pontos da CNH pode ser feita em site da Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo lançou, nesta terça-feira (1º), um site para que a transferência de pontos na CNH (carteira de habilitação) após infrações de trânsito possa ser feita pela internet.

Segundo a secretaria de Transportes, da gestão João Doria (PSDB), o novo portal do DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) deve reduzir o tempo médio do processo de dois meses para dez dias. É possível acompanhar seu andamento pelo site.

Antes, a passagem da pontuação do dono do veículo para o condutor responsável pela multa era feita apenas por meio de solicitação presencial ou pelo correio, métodos que continuarão valendo.

De acordo com o DSV, ainda neste semestre o portal vai permitir também a apresentação de recursos contra multas. Com isso, a análise dos pedidos ficará mais rápida: deve passar de três a quatro meses para aproximadamente 15 dias.

No endereço dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br, o motorista deve se cadastrar tendo em mãos seu RG, CPF e Renavam (Registro Nacional de Veículos) –é possível registrar mais de um automóvel.

Para fazer a transferência da pontuação, deve indicar nome completo do condutor que receberá os pontos, seu endereço, CPF, RG e CNH (com data de validade e Estado em que documento foi emitido). A partir daí, deve seguir as instruções, como escanear os documentos do proprietário e do infrator.

O serviço vale apenas para multas aplicadas por órgãos da Prefeitura de São Paulo, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

 

DESONERAÇÃO

Segundo o DSV, além de facilitar os serviços, a digitalização visa reduzir despesas com papel. A gradual adoção de processos 100% digitais deve resultar ainda no fim das salas de arquivos. O órgão afirmou que não haverá redução no quadro de funcionários e que eles poderão atuar em outros setores.

Fonte: Folha de S. Paulo