Doria diz que duração do contrato com empresas de ônibus será reduzida de 20 para 10 anos

Prefeito de SP afirmou que período menor possibilitará renovação e modernização da frota em circulação.

O prefeito João Doria (PSDB) afirmou na tarde desta sexta-feira (2) que a nova licitação das empresas de ônibus terá o tempo de concessão reduzido de 20 para 10 anos. O edital começou a ser discutido nesta quinta-feira (1º) em audiência pública.

A nova licitação vai substituir o atual contrato, que vem sendo renovado anualmente de forma emergencial. Segundo Doria, o novo edital será lançado até o fim deste ano.

O prefeito informou que a redução do prazo do contrato com as empresas de ônibus contribuirá para a atualização da frota e permitirá eventuais mudanças em gestões futuras.

“Já há uma decisão emanada pelo prefeito para o secretário [de transporte] de que essa licitação não deverá ultrapassar 10 anos. Não irá ocorrer para 20 anos. Não faz sentido licitação dessa envergadura ter um comprometimento de 20 anos”, afirmou Doria após participar de um evento da entrega da revitalização das fontes do Mirante Nove de Julho, na Bela Vista, região Central de São Paulo.

“Não é por mal, nem por desconfiança de ninguém, nem dos nossos sucessores, nem dos sistema, é que em 10 anos a evolução será tão grande que nós já vamos ter outros tipos de transporte, outros tipos de ônibus, outras tecnologias”, ressaltou o prefeito.

Para Doria, a mudança no prazo “confere um direito mais próximo para os futuros gestores. É muito ruim quando um prefeito ou prefeita eleito pega um processo onde não tem a menor possibilidade de realizar nenhuma avaliação. Então, de 20 anos, ela será reduzida para 10 anos”, conclui.

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (1) em audiência pública que vai mudar a forma de remuneração das empresas de ônibus, hoje baseada no número de passageiros transportados.

A nova licitação também exigirá que novos veículos que passem a operar na cidade substituindo ônibus antigos tenham ar-condicionado, Wi-Fi, carregador de celular e botão do pânico. A gestão João Doria também quer criar metas de redução de poluentes.

Regras

O sistema será dividido em três partes: o distribuidor (dentro dos bairros), o de articulação e o estrutural (para grandes distâncias). Segundo o secretário Sérgio Avelleda, o objetivo é favorecer a capilaridade, com uma “melhor oferta de viagens e uma melhor eficiência, com diminuição de sobreposição de linhas”.

Outra novidade anunciada foi a intenção de criar metas de redução de emissão de poluentes ao longo do período de concessão, incluindo dióxido de carbono e material particulado.

Fonte: Globo.com